domingo, 8 de maio de 2011

Hobbes - Locke - Rousseau

Com traços de um mundo pré-histórico Hobbes defende a ideia do estado de natureza com a desconfiança dos homens sobre os outros, criando assim uma teoria definida pelo instinto animal do ser-humano.

Enquanto Hobbes vê a desconfiança (classificada como um inicio de um estado de guerra), John Locke apresenta uma ideia de que os homens nascem puros e que quanto mais conhecimento eles adquirem, mais diferentes eles ficam, gerando portanto conflitos sociais, ele apresenta também o primeiro conceito de propriedade, que e basicamente; a obtenção da vida, liberdade e bens como direito natural.

Marcado pela liberdade e igualdade (através da conquista de bens), o estado de natureza humana para J.Locke leva a uma segunda reflexão sobre a propriedade (uma reflexão em que a propriedade representa os bens moveis e imóveis). Essa ideia que e tratada por Rousseau como o fim da liberdade natural do homem, no mesmo momento em que o homem com a propriedade acaba gerando a desigualdade.

”O homem nasce livre, mas toda parte encontra-se aprisionado”
La Boetie

Definindo assim que para Rousseau as condições de igualdade eram extremamente importantes. Antes mesmo da definição de contrato social , Hobbes apresenta suas ideias sobre o estado, e também sobre a sociedade e por conta disso acaba fundando-os .

No pensamento de Hobbes os próprios homens criam o cargo de “soberano” (uma pessoa mais poderosa que as outras e que exerce a liderança sobre todos), sendo o direito a vida dos homens mais importante que a liberdade e a igualdade. J.Locke já busca no inicio do contrato social um trato entre os próprios homens para evitar inconvenientes com suas propriedades. Ele busca a proteção dos direitos naturais através do estado civil retratado no contrato, renunciando assim o poder de fazer justiça e de ter um direito de defesa.

A partir desses argumentos podemos observar que Rousseau se encontra em uma visão mais moderna e realista de que a propriedade acaba com a liberdade natural dos homens e também gera a desigualdade entre eles, criando assim condicoes de igualdade (que e a transferência dos direitos individuais para toda a comunidade).

7 comentários:

  1. A partir deste texto, pude concluir que Hobbes defende o estado social como forma de protelção do home, devido á desconfiança entre os homens. Locke, ve este estado como forma de proteger que um homem infliga a propriedade do outro, e para Rousseua este estado é estabelecido para criar mais igualdade entre os homens. Então, conclui que todos, embora, com visões diferentes, usam idéias de contrato social como forma de beneficiar, de algum modo, o homem.

    ResponderExcluir
  2. Tendo como base o texto de vocês, a coclusão que se espera de um contrato social é que este seja capaz de sanar as dificuldade sociais, economicas e políticas de uma sociedade, obviamente dependendo de sua cultura e de sua posição no espaço histórico. Por isso, nçao podemos dizer que um contrato-social foi melhor que outro, afinal, eles dependem totalmente da realidade vivida, como por exemplo em Locke, que o contrato visava um governo que tinha como tarefa mais importante assegurar as propriedades dos indivíduos, enquanto em Hobbes o estado deveria acima de tudo assegurar a vida do próprio indivíduo. Os valores são diferentes, mas o propósito no geral é igual, que seria melhorar aquilo que nçao esta certo em um determinado espaço e tempo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O texto apresentado ficou muito bom,mostraram a visão de cada autor (Hobbes,Locke e Rousseau)de uma forma objetiva.A forma de ir comparando-os ao longo do texto é interessante,porém permite que alguns trechos fiquem confusos.No caso deste texto foi possível entender,mas seria melhor se tivessem apresentado a visão de cada um e depois concluido com uma comparação entre eles,dessa forma acredito eu que fica mais organizado e a conclusão mais clara.A forma como foi feito por vocês requer muito mais atenção,justamente para não deixar alguns pontos confusos.Enfim,no geral foi um ótimo texto,estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Acho interessante apontar o conceito de Tabula Rasa de J. Locke como um possível causador de divergências entre homens que adquiriram "coisas" diferentes ao longo de suas vidas. Na minha opinião esse conceito está mais próximo da tentativa de Locke em defender a desigualdade social, pois desse modo, é como se quem não possuisse boas condições financeiras não tenha tido a mesma qualidade de ações que aqueles mais ricos tiveram, uma forma de fazer com que a pobreza seja culpa do pobre, que não soube preencher sua tabula corretamente.A visão de Locke, que discordo completamente e em muito se assemelha as justificativas insossas do capitalismo.

    ResponderExcluir
  6. É importante ressaltar também o principal motivo pelo qual Hobbes foi considerado como um autor maldito. Quando publicou seu ensaio, afirma que a propriedade surge após o contrato social, ou seja, o Estado também é dono das propriedades dos indivíduos, de forma que cabe ao Estado regular as formas como as mercadorias são trocadas.

    Fica nítido o quanto a burguesia se opôs a essa idéia, já que na época estavam em ascensão e visavam buscar a liberdade do comércio.

    É, portanto, necessário ressaltar o quanto a concepção de Locke vai se diferenciar e o porque ele é considerado o "pai do liberalismo individual".
    Ao afirmar que a propriedade antecede o Estado, Locke vai tentar justificar a desigualdade social através da teoria da tabula rasa onde ele diz que os homens nascem como uma folha em branco e devem, com a experiência adquirida, preenchê-la. A partir dessa explicação, ele praticamente justifica a desigualdade demonstrando que uns homens são melhores que os outros porque souberam preencher melhor sua folha, porque aproveitou as oportunidades"

    ResponderExcluir
  7. O texto escrito pelo grupo conseguiu dar conta de falar dos tres autores e seus conceitos de natureza humana e do contrato social. Os integrantes conseguiram fazer isso sem que o texto ficasse chato e monotono e tambem sem que o texto ficasse confuso.

    Uma coisa apontada pelo grupo foi como o ser humano nasce sem saber de nada, e ao longo do tempo de sua convivencia com a sociedade, ele esta sujeito a influencias de fora e acaba se tornando um individuo engajado na sociedade. Apenas faltou citar o nome dado por Jocke para este conceito "Tabula Rasa"

    Mas o texto em si esta muito bom parabens para os integrantes

    ResponderExcluir