domingo, 5 de junho de 2011

Simplesmente dominados

A dominação da população, pelo governo, hoje em dia, é algo que está nos bastidores.Não existe um tipo de dominação tão exacerbado e “divulgado” como o absolutismo. Na sociedade atual brasileira, podemos encontrar uma forma de dominação e controle muito forte: o controle e a regulamentação dos meios de comunicação em massa.
Políticos que, hoje em dia, detém participação e são donos de alguns meio de comunicação em massa, utilizam destes para que a sua imagem não seja denegrida e acabem perdendo prestigio da população. Essa ação fere o tipo de sociedade que escolhemos ter, uma sociedade democrática, livre, na qual existe o livre pensamento e expressão. Dessa maneira, os políticos, que detém poder, controlam o que a sociedade pensa sobre determinados assuntos.Isso faz com que a população fique alienada de certas coisas e, para Marx, a alienação se inicia no trabalho, e pessoas que trabalham alienadas (como um economista, que necessitada informação, mas não consegue tê-la por uma barreira imposta pelo governo, que é quem detém o poder) podem se tornam alienadas da própria vida. A divisão do trabalho, tratada por Marx, é um desses problemas, mas não vem ao caso.
Outra forma de dominação e controle sobre a população, nesse caso paulista, é a Nota Fiscal Paulista. Mesmo com os descontos (em IPVA, IPTU e outros impostos) que se pode obter ao colocar o seu CPF na nota fiscal, é uma maneira de “controlar”, mapear e visualizar seus gastos. A maioria da população brasileira precisa declarar o seu imposto de renda, todo começo de ano. Imagine alguém que gastou 10 milhões declarar que sua renda é de dois mil reais por mês; impossível, certo? A Nota Fiscal Paulista controla o quanto você deve contribuir ao Ministério da Fazenda,ao declarar sua renda. Isso é mais uma manobra do governo para que a população continue pagando impostos exacerbados e eles, os políticos, continuem roubando dinheiro público. Já pararam para imaginar que enquanto trabalhamos até Abril/Maio para pagar impostos, os políticos ganham mais benefícios que alguns trabalhadores?
Partindo desse pressuposto podemos incluir um aspecto que Marx trata com muita ênfase: a mais-valia. Ela trata da parte que o trabalhador trabalha, mas não é pago, o proprietário dos meios de produção ganha em cima dele. Estamos sendo explorados pelos políticos, que continuam a usar do dinheiro público para despesas particulares, como viagens para outros países e hotéis.
Esse controle dos meios de comunicação, que é exercido por alguma entidade que detém o poder, ocorre para que os indivíduos pensem da mesma forma. Por isso, a palavra “mídia”, a sua origem morfológica vem da palavra “média”, ou seja, a mídia faz com que a população tenha um pensamento médio, uma mesma forma de enxergar alguma questão. No final do ano passado, os jornais de todo lugar do mundo reportaram o regaste dos33 mineiros no Chile. Consideraram eles heróis por sobreviverem a condições adversas, o que realmente são. Contudo, na mesma época 64 operários de minas morreram soterrados na África. Mas nada foi divulgado sobre esse incidente, uma vez que a mídia forjou um mesmo pensamento para todos focarem somente no Chile e esquecer os problemas do resto do mundo, passando uma imagem de que estamos progredindo.
Focault ressalta na sua obra que o poder é a causa para indivíduos dóceis. Por isso,ninguém contestou essa catástrofe ocorrida na África, uma vez que há somente pessoas sem a capacidade de reagir quanto a uma situação dessas. Contudo, o autor também cita que há um poder positivo. Ele é a formação intelectual do cidadão, deixando de ser uma pessoa alienada e ciente do que está ocorrendo.

4 comentários:

  1. Thais Giraldi Grecco
    Concordo sobre o que foi dito quanto a nota fiscal paulista como forma de observação do governo em relação aos nossos gastos, penso que grande parte da população não sabia sua principal intenção logo de início.
    Também acho importante ressaltar a mídia como forma de opressão na sociedade atual, pois muitas vezes isso se passa desapercebido; fato é que vivemos em uma sociedade mascarademente repressora e também opressora das vontades coletivas e individuais, seja no âmbito social, político ou econômico.

    ResponderExcluir
  2. A força da mídia, considerada por muitos o quarto poder, é impressionante. É capaz de construir ou derrubar ídolos do dia para a noite, determinar modismos, selecionar indivíduos a partir de suas escolhas pessoais.
    No caso da NF Paulista, o "controle" dos gastos de uma pessoa, é dissimulado através de falsas noções de colaboração, além de premiações financeiras.
    A mais-valia de Marx é a prova mais concreta da exploração do trabalhador, seja ele de que nível for. Nenhum salário é justo, o ganho maior é sempre do empregador, do detentor dos meios de produção. Mas aqui também, os "direitos trabalhistas conquistados na era Vargas" mascaram a realidade.
    Cria-se a ilusão de maiores ganhos com planos de saúde, odontológicos, acesso a clubes, desconto em academias, e outros "benefícios", para que o trabalhador tenha a ilusão de que é bem remunerado e reconhecido.
    O poder positivo citado por Foucault é um privilégio de poucos que conseguem vislumbrar os poderes midiáticos e livrarem-se de suas garras.
    Mas mesmo assim, ainda sofrem pressões sociais por serem "diferentes" e pouco conseguem fazer individualmente, pois vão de encontro ao "pensamento da maioria" implantado pela mídia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia repassada por vocês em relação ao CPF e a mídia. Apenas quero apontar que faltou falar sobre a vigilância de Foucault. Através do CPF é possível vigiar os passos de uma pessoa, sabendo o que ela comprou. Outro exemplo é a declaração de imposto de renda, é possível saber o quanto uma pessoa ganha e o que foi feito com aquele dinheiro, podendo punir-la caso não esteja de acordo com as leis. Segundo Foucault a vigilância é um dos seus principais instrumentos de controle de uma sociedade, é preciso ser vista como continua, perpetua, permanente e em toda extensão. A vigilância na sociedade de hoje é vista com algo natural, de tão enraizada em nosso dia-a-dia que parece estar em seu lugar de direito. Em relação a Marx, gostei da ênfase da mídia. A mídia coloca em destaque as reportagens que lhe convém, esquecendo que o papel dela é informar toda a população de todos os acontecimentos do mundo. - CAROLINA EMI FUKUGAUTI

    ResponderExcluir
  4. Julia Zicari Boneder10 de junho de 2011 às 21:27

    A dominação por parte do governo é clara podemos vê-la diariamente em nossas vidas,como exemplificado no texto.
    Outro ponto de vista de Marx que acho bem marcante está no trecho escrito por ele:"O antigo possuidor de dinheiro marcha a frente segue-o o possuidor da força de trabalho como o seu trabalhador,um cheio de importância sorriso satisfeito e ávido por negócios;o outro tímido,contrafeito,como alguém que levou a própria pele para o mercado e agora não tem mais nada a esperar,exceto o curtume".
    Marx em sua teoria desvenda de onde vem os lucros do sistema capitalista, que estão situados na esfera da produção onde se encontra tambem, escondida, a exploração do homem.
    Essa exploração não pode ser vista na esfera da circulação.Nesta esfera(circulação) a aparência que fica,segundo Marx,é de liberdade,igualdade,propriedade e Bentham.Este ultimo faz relação com a teoria do Panóptico de Bentham de Focault que expressa características de nossa realidade,como descrito por Marx a respeito dessa teoria(Bentham):"cada um olha por si próprio...e exatamente por fazerem isso todos eles de acordo com a harmonia preestabelecida das coisas... trabalham juntos para beneficio mútuo...para o interesse de todos".
    A liberdade e igualdade são ilusões pregadas por esse sistema para que todos continuem a desempenhar seu papel conformadamente.
    São idéias que em minha opinião devem ser refletidas para entendermos por quem e como somos dominados ou influenciados.

    ResponderExcluir